Os 4 Caminhos do Yoga 

Há quatro caminhos principais de Yoga - Karma Yoga, Bhakti Yoga, Jnana Yoga e Raja Yoga. Estão de acordo com cada temperamento ou abordagem diferente diante da vida. Todos os caminhos levam em última instância, para o mesmo destino - a união com Brahman ou Deus - e as lições de cada uma devem ser integradas se deseja alcançar a verdadeira sabedoria.

Karma Yoga, o yoga da ação

É o caminho escolhido principalmente por aqueles de natureza extrovertida. Ela purifica o coração, ensinando-nos a agir desinteressadamente, sem pensar em ganho ou recompensa.
É desprender-se dos frutos de nossas ações e oferecer-lhes a Deus, assim aprendemos a sublimar o ego. Para atingir este objetivo é útil repetir um mantra durante o desenvolvimento de qualquer atividade para manter a mente focada.

Leia mais

Bhakti Yoga, A Senda da Devoção o do Amor Divino

Este caminho apela especialmente para aqueles de natureza emocional. O Bhakti Yogi é motivado principalmente pelo poder do amor e vê Deus como a personificação do amor. Ele se dá a Deus através da oração, louvor e ritual, canalizando e transmutando suas emoções em amor incondicional ou devoção. Entoar ou cantar com louvor a Deus é uma parte substancial do Bhakti Yoga.

Jñana Yoga, O caminho do Conhecimento ou Sabedoria

Este é o caminho mais difícil, exigindo muita força de vontade e do intelecto. Usando a filosofia do Vedanta, o Jñana Yogi usa a sua mente para investigar sua natureza. Nós percebemos o espaço dentro e fora de um vidro como diferente, como vemos a nós mesmos separados de Deus. Jñana Yoga leva o devoto à experiência de sua unidade com Deus diretamente, para dissolver o véu da ignorância quebrando o vidro. Antes de praticar Jñana Yoga , o aspirante deve ter integrado as lições das outras sendas yogicas - pois sem altruísmo e amor a Deus, e sem a força do corpo e da mente, a busca da auto-realização pode se tornar mera e vazia especulação.

Raja Yoga, A Ciência de Controle Mental e Físico

Muitas vezes chamado de "caminho real" fornece um método abrangente para controlar as ondas de pensamento, transformando nossa energia mental e física em energia espiritual. Raja Yoga é também chamado de Ashtanga Yoga, referindo-se aos oito passos que levam ao controle mental absoluto. A principal prática de Raja Yoga é a meditação. Ele também inclui todos os outros métodos que ajudam a controlar o corpo, energia, sentidos e a mente. O Hatha Yogui usa Relaxamento e outras práticas como Yama, Niyama, Mudras, Bandhas, etc, para ganhar o controle do corpo físico e da força vital sutil, chamada Prana. Quando o corpo e energia estão sob controle, a meditação vem naturalmente.

Leia mais